Novembro Azul: Veja alimentos que ajudam a combater o câncer de próstata.



Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata afeta 60 mil homens por ano. Muitos desses casos podem ser facilmente evitados e combatidos com bons hábitos alimentares e um estilo de vida mais saudável.


O "Novembro Azul" está para os homens, como o "Outubro Rosa" é para as mulheres: tempo de conscientização sobre a saúde e nossos hábitos de vida. Nesse mês, os debates são focados nos cuidados com a alimentação, a saúde masculina em geral, e - principalmente - a quebra do tabu que é o exame para detectar o câncer de próstata.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA -, o câncer de próstata afeta 60 mil homens por ano. Quando os casos não são fatais, muitas vezes deixam sequelas importantes, como incontinência urinária e disfunção erétil. Para evitar isso, é necessário que a próstata seja examinada uma vez por ano a partir dos 45 anos.
Segundo o urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Joabe Carneiro, tudo que faz bem ao organismo, desde o tipo de alimento ou habito alimentar, nos faz ter um corpo saudável, resultando em ações preventivas no câncer de próstata.
"Atitudes como manter o peso ideal e praticar exercício físico regularmente, não fumar, beber moderadamente, assim como fazer dietas pobres em gordura animal, pobre em gorduras saturadas, rica em alimentos vegetais como brócolis, tomate, couve flor, ricos em antioxidantes, promove nas pessoas uma vida mais saudável e por consequência diminuição do risco de doenças crônicas, como o câncer de próstata", explica o médico.
A orientação nutricional indicada para manter as defesas naturais do corpo em dia e blindá-lo contra os agentes cancerígenos é a de comer pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia. O consumo de leite e oleaginosas (nozes, castanhas, pistache, etc.) também ajuda e muito.

Alimentos para evitar o câncer de próstata


Licopeno
- Funções: Potente ação antioxidante e inibidor de proliferação celular.
- Fontes: Tomate, goiaba vermelha, cenoura, mamão papaia e melancia.
Suforafano
- Funções: Previne que certas enzimas ativem agentes causadores de câncer no corpo, além de aumentar a produção de enzimas que eliminam carcinógenos do sistema antes que se tornem células perigosas
- Fontes: Brócolis, repolho, couve-flor, alho e cebola.
Fitoestrógenos

- Funções: Têm potencial de exercer influência sobre doenças associadas ao hormônio masculino, a testosterona, regulando sua dosagem.
- Fontes: Soja, frutas em geral, vegetais em geral, chás e linhaça.
Fonte:http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/novembro-azul-veja-alimentos-que-ajudam-a-combater-o-cancer-de-prostata_a2178/1

Comentários

Postagens mais visitadas