Salmão com cuscus marroquino e geleia de tangerina



Além de delicioso, o salmão pode ser considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo. Esse prestígio se deve à presença de nutrientes capazes de melhorar o humor, diminuir a flacidez, evitar o envelhecimento precoce e, entre tantos outros benefícios, prevenir contra doenças inflamatórias e do coração. Os grandes responsáveis por promover essas imensas benfeitorias são os ácidos graxo insaturado ômega 3, além de minerais como o selênio, fósforo e magnésio. O peixe ainda é rico em vitaminas B3, B6 e B12 e é uma ótima fonte de aminoácidos triptofano. O ômega 3 é anti-inflamatório e atua no organismo em diferentes tecidos. Selênio e magnésio diminuem a formação de radicais livres, que em excesso causam o envelhecimento precoce. O fósforo atua melhorando o metabolismo ósseo, juntamente com o cálcio. As vitaminas do complexo B são necessárias para o funcionamento do sistema nervoso central e triptofano é essencial para a formação de serotonina, importante neurotransmissor (Santos, 2014).



A quantidade indicada para consumo é de uma posta ou filé três vezes por semana. Mas é preciso cuidado na hora de comprar o salmão. Para que nutrientes como o ômega 3 estejam realmente incorporados ao alimento, o peixe deve ser proveniente de águas profundas. Isso porque a presença desses ácidos graxos depende de o animal ingerir fitoplanctons, presentes apenas nas regiões mais fundas e frias dos mares (Santos, 2014).


Benefícios do Salmão: 
  • Fortalece o Sistema Imunitário.
  • Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso.
  • Ajuda a prevenir a insuficiência renal (devido à astaxantina).
  • Ajuda a combater o envelhecimento precoce (devido ao antioxidante selénio).
  • Ajuda a evitar a endometriose (doença que causa dores no útero e infertilidade).
  • Ajuda a prevenir e a combater o enfarte do miocárdio e outros problemas cardiovasculares.
  • Ajuda a reduzir o nível de triglicerídeos e a reduzir os níveis de colesterol (aumentando os níveis do colesterol bom e diminuindo os níveis de colesterol ruim).
Então, vamos adicionar esse peixinho no cardápio da semana!

Beijos 
Alana Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas