Rappanui Páscoa


Rappanui Páscoa 2013: em clima de herança familiar

O Rappanui Gastronomia escolheu a Páscoa para inovar mais uma vez: os chefs Margareth Rocha e Ricardo Pires lançam para a Semana Santa de 2013 a série Receitas de Família.

“A Páscoa é o momento em que a boa nova bate à porta, renovando as esperanças. Mais uma vez nos reuniremos em família para celebrar a ressureição, o renascer... Nessa hora, inevitavelmente, as coisas boas vêm à nossa mente e, como um presente, a memória nos brinda com recordações vivas, situações que vivenciamos junto daqueles que amamos”, argumenta Margareth.

“Em nossas vidas, desde a infância, muitos destes momentos aconteceram em volta da mesa, quando degustávamos um delicioso almoço ou uma deliciosa sobremesa. Assim, para este domingo de Páscoa, decidimos compartilhar com vocês nossa maior herança: aquilo que aprendemos em casa, com a nossa família, para adoçar os laços de afeto”, complementa Ricardo.

Neste clima de herança familiar, o Rappanui tira do etagere uma pérola gastronômica guardada há décadas: a Torta de Abacaxi. Outras duas receitas somam-se ao momento, numa proposta diversificada e democrática de tradição e modernidade. O astral retrô também trouxe à tona o patrimônio em porcelanas: escolhidas pessoalmente por Margareth e Ricardo, as louças antigas deram um toque especial ao ensaio fotográfico de Mônica Dantas.

Com o objetivo de agradar a todos os gostos e respeitando a opinião de cada um, o Rappanui apresenta uma proposta ousada, composta por um prato à base de filé mignon, um prato tradicionalíssimo à base de bacalhau e uma sobremesa, esta sim, a que dará origem à Série aqui apresentada. 

Pesquisando em sua cozinha experimental, Margareth e Ricardo criaram o MEDALHÃO DE MIGNON À MODA RAPPÁSCOA. Neste prato, o diferencial é a calda elaborada com chocolate, valorizando este elemento da gastronomia que tem lugar cativo no coração e no paladar de muuuiiiitaaaaa gente e que ganha destaque nesta época do ano!




Mantendo a tradição de pratos à base de peixe na Semana Santa, nossa sugestão é a brandade de bacalhau, receita produzida e já amplamente divulgada por muitos chefes. Aproveitamos então a ocasião para divulgar a nossa RAPPABRANDADE que, atualmente, faz parte do elenco dos Vencedores do Oscar em nossos eventos!




Fechando a nossa contribuição de Páscoa, agora sim, a receita com a qual estamos inaugurando a Série RECEITAS DE FAMÍLIA: a nossa RAPPATORTA DE ABACAXI



Confiram a seguir os detalhes das três receitas, e, tenham todos uma Boa Páscoa! Beijos recheados de tempero!

MEDALHÃO DE MINGNON À MODA RAPPÁSCOA 
 500 g de filé mignon
300 ml de caldo de carne
1 colher de margarina
50 g de farinha de trigo
1 xicara de vinho tinto
1 ramo de alecrim
150 g de chocolate amargo
100 g de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto moída na hora
Receita do caldo de carne: 





Ingredientes
qtd.
ref.
obs.

ossos de boi
1kg
joelho
serrado

cebola
200g



cenoura
100g



aipo
100g



salsa
20g

talos

pimenta do reino
3g

em grãos

bouquet garni
1



sachet d'épices
1



tomilho
5g

10 galhos

cebola piquée
1



alho
20g

2 dentes

extrato de tomate
100g



água
6lt



rendimento: 4,5lt





Modo de fazer o caldo de carne:
Asse os ossos em forno bem quente e ponha numa panela com 6 litros de água fria. Numa frigideira, salteie o mirepoix e acrescente o extrato de tomate. Junte à panela. Deixe em fogo baixo por 5 horas.
Acrescente os outros ingredientes e deixe em fogo baixo por mais três horas. NÂO DEIXE FERVER e sempre retire a gordura e as impurezas que subirem. Por fim coe com um pano sobre o chinois.

Modo de Fazer:
Corte o filé mignon em medalhão, tempere com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira frite os medalhões com margarina e reserve.
 Em uma panela coloque 1 colher de margarina, a farinha de trigo e mexa por 1 min. Adicione aos poucos o caldo de carne, alecrim e o vinho. Quando ja estiver com a cremosidade  adequada, acrescentar o chocolate e creme de leite.
 Pegar os medalhões prontos e acrescentar o molho bem quente.
 Dica: sirva com arroz de castanha e tenha um bom apetite.


RAPPABRANDADE
INGREDIENTES          
400g  de bacalhau, desfiado e dessalgado
1 cabeça de alho negro, picado
100 g de cebola bem picada
1 dente de alho
100 ml de azeite de oliva extravirgem
1 colher de sopa de margarina
400 g de batata
70 g de azeitona verde
70 g de azeitona preta
2 caixinhas de creme de leite
150 g de requeijão cremoso
Sal (se necessário)
1 maço de salsinha
PREPARO
Aqueça uma panela com água até ferver. Coloque o bacalhau (Já dessalgado) e deixe por 2 minutos, depois que levantar fervura. Retire o bacalhau e na mesma água cozinhe as batatas em pedaços. Retire e reduza a purê.
Aqueça a margarina em uma frigideira. Coloque a cebola depois o alho e cozinhe por 2 minutos. Junte o bacalhau e refogue por mais 3 minutos.
Misture a batata com o bacalhau desfiado, o requeijão, a salsa, pimenta do reino, as azeitonas picadas e o creme de leite, desligue o fogo e adicione o alho negro picado. Acerte o sal .  Prove e retifique os temperos.
OBS: O alho negro poderá ser opcional.
Montagem: Retire do fogo ainda morno e decore com fio de azeite e batata palha. Está pronta para servir!!! 

RAPPATORTA DE ABACAXI      
Ingredientes:
BOLO:
2 xícaras de açúcar
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
6 (seis) colheres de caldo de laranja
COBERTURA:
Creme:

2 latas de leite condensado
A mesma medida de leite de vaca
2 colheres de cremogema
3 gemas ( adicionar as gemas após o fogo desligado)

Modo de fazer:
O Bolo: Bata tudo na batedeira e leve ao forno em pirex untado.
Cobertura do Bolo:
Fazer um mingau com o leite condensado, o leite de vaca, as gemas e a maizena.
Doce de abacaxi

2 abacaxis cortados bem pequenos
700 g de açúcar
1 pau de canela
2 litros de água

Modo de Fazer
Leve tudo ao fogo brando até reduzir a metade. Acerte o açúcar.
Quando o bolo estiver pronto, colocar por cima, nesta ordem: o abacaxi em cubinhos com a calda, o mingau e por fim o creme de leite.  

Bom apetite!



Comentários

Postagens mais visitadas